Série alemã Ku’damm 63 finalizada em HDR com DaVinci Resolve

Série alemã Ku’damm 63 finalizada em HDR com DaVinci Resolve


A Blackmagic Design revelou que a terceira parte da popular minissérie “Ku’damm 63”, da emissora ZDF, foi colorizada no DaVinci Resolve Studio. Produzida pela UFA Fiction para a emissora pública alemã ZDF e composta por três episódios de 90 minutos, a série continua a história da evolução social e cultural da Alemanha, contada através dos amores, liberdades conquistadas e o sofrimento de três irmãs, Monika, Helga e Eva, filhas de uma matriarca conservadora.

A pós-produção foi realizada pela D-Facto Motion, com Ana Izquierdo responsável pela gradação. Assim como no episódio anterior, Ana colaborou com o DF Michael Schreitel e ajudou a apresentar a passagem de tempo, retratada pela evolução do visual da terceira parte. “Queríamos sair do visual dessaturado de “Ku’damm 56” e transmitir uma sensação mais brilhante e colorida, pois isso não só refletia o salto no tempo, mas também temas-chave daquela época, como o crescimento da televisão e do cinema Technicolor, bem como uma visão mais otimista”, explicou Ana.

Embora as séries anteriores tenham sido pré-colorizadas em YRGB, os produtores decidiram entregar “Ku’damm 63” utilizando uma pipeline ACES para facilitar a passagem de SDR para HDR. Isso significava reconstruir as árvores de nós existentes do zero dentro da linha de tempo das cores. Ana desenvolveu dois nós para criar uma base e, em seguida, uma gradação secundária para desenvolver a paleta de tons de ocre. “Levamos algum tempo suavizando os azuis e também usamos um nó adicional com limitador de gama onde notamos uma reação gritante indesejada com tons de néon”, continua Ana.

Como em muitos dramas de época, a série exigiu uma grande quantidade de trabalhos VFX para dar vida à Berlim dos anos 60. Ana explica que o desafio era trabalhar em estreita colaboração com o departamento de VFX para garantir um senso de realismo ao longo do episódio, evitando distrações da narrativa. “Tivemos várias cenas externas do estúdio de dança Galant da família na série, então as ferramentas de detalhamento precisas do DaVinci Resolve foram essenciais para uma gradação extremamente precisa, com canais alfa para cada elemento diferente de composição e CGI.”

Como o SDR seria o principal formato de entrega, essa gradação formou a base para a versão HDR, com o departamento de imagem definindo o projeto para Rec.2020 e ajustando os realces dentro da linha de tempo quando necessário. “A versão HDR foi muito legal de colorizar. O volume e a sensação tridimensional das cenas noturnas internas, em particular, ganharam mais destaque.”

“A série é feita com um cuidado técnico e visual enorme, desde a fotografia principal até a pós, e o fluxo de trabalho DaVinci Resolve desempenha um papel fundamental”, concluiu Ana. “Colaborando com o diretor e o cinegrafista, conseguimos levar gradação de cores um passo adiante para enfatizar o desenvolvimento das personagens, o que foi importante. Contar com uma pipeline de pós-produção flexível e confiável nos permitiu investir mais tempo elaborando a estética de época perfeita como pano de fundo das histórias.”



Link da fonte

Compartilhe


Chame no WhatsApp