tudoradio.com | Panorama: Antena 1 segue líder geral de audiência em Campinas. Educadora FM e Band FM avançam

tudoradio.com | Panorama: Antena 1 segue líder geral de audiência em Campinas. Educadora FM e Band FM avançam


Campinas também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa que é regularmente realizada pela Kantar IBOPE Media. Trata-se da primeira pesquisa conhecida em 2022, mas ainda referente a um trimestre cheio de 2021. E vários destaques importantes foram observados, com os maiores volumes de audiência no FM campineiro apresentando crescimentos em seus índices. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2021):

Líderes em alta

Pelo terceiro resultado consecutivo, a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) manteve a liderança geral de audiência no mercado de Campinas. Isso foi possível após mais uma ampliação no volume de audiência da rádio, observado em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que o resultado atual da 107.5 FM é um feito histórico para a trajetória da Antena 1 no interior paulista.

Porém, a tendência é de acirramento pela primeira colocação: a Educadora FM 91.7 (jovem/pop), atual vice-líder de audiência nos principais períodos da pesquisa, apresentou uma boa evolução em seus números e diminuiu a distância para a Antena 1. Trata-se de mais um avanço no índice da 91.7 FM. 

Também foi observada uma movimentação positiva nos números da Band FM 106.7 (popular/hits), rádio que registrou um avanço consistente em seu volume de audiência e também passou a ficar posicionada mais próxima da atual líder geral.

Mais destaques

O top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) tem uma novidade. A Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica) manteve a tendência de alta em sua média de audiência e pulou agora para a quarta colocação geral, superando a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) nos principais períodos da pesquisa.

Também é destaque o bom desempenho da Cidade FM 92.5 (popular/hits), que ampliou de forma significativa a sua média de audiência, passando a ficar posicionada em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), bem próxima do top 5. Na faixa comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a Cidade pula para a quarta colocação geral.

Não distantes das disputas pelo top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), outras três FMs não assinantes da pesquisa e a Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional) aparecem na sequência, completando o top 10 nos filtros gerais. 

Veja também:
> Panorama: Antena 1 mantém liderança geral de audiência em Campinas. Educadora FM e Nativa FM crescem

Dial FM cheio

Cerca de 17 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


Vista panorâmica da região do Cambuí, em Campinas / crédito: depositphotos.com

Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo




Fonte de pesquisa, disponível em:  https://tudoradio.com/noticias/ver/26778-panorama-antena-1-segue-lider-geral-de-audiencia-em-campinas-educadora-fm-e-band-fm-avancam , 2022-01-25 04:29:00 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “tudoradio.com | Panorama: Antena 1 segue líder geral de audiência em Campinas. Educadora FM e Band FM avançam”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.  

Compartilhe


Chame no WhatsApp