Rádio interativa com ENCODER RDS

Rádio interativa com ENCODER RDS

O desafio diário do diretor de uma Emissora de Rádio é criar uma programação que traga audiência, mas o que seria uma audiência de ouvintes sem interatividade?  Iremos abordar nessa matéria o assunto sobre interatividade da emissora de rádio com o ouvinte, onde a emissora de rádio poderá enviar mensagens de texto diretamente para o display do rádio do ouvinte.

Você já deve ter escutado o termo ENCODER RDS, ou somente RDS (Radio Data System) em conversa com algum amigo, pois bem, hoje você irá saber o que é isso. ENCODER RDS é um sistema de transmissão de dados digitais, no qual a maioria das grandes redes de emissoras de rádio FM já utilizam essa fantástica tecnologia que permite enviar mensagens de texto diretamente para os rádios dos ouvintes que estão sintonizados com sua emissora, isso mesmo, são mensagens que a emissora de rádio poderá enviar diretamente no display do rádio. No mercado mundial existem decodificadores RDS que permitem apenas transmitir o “nome da emissora”, outros equipamentos melhores podem informar “mensagens de promoções”, “programação da emissora”, “nome das músicas” que estão sendo executadas naquele exato momento e inúmeras outras mensagens que sua imaginação puder criar, transmitindo as mensagens ao vivo ou programadas em um agendamento.

Nos dias atuais os aparelhos são fabricados com decodificador RDS, incluindo os aparelhos de rádio FM em veículos e os portáteis como exemplo, os celulares com FM. Em alguns países essa tecnologia já é usada até para emitir sinais de alertas contra desastres naturais como furacões, tsunamis e terremotos.

Agora pensando no lado comercial, imagine sua emissora que já possui uma programação diária interagindo com seu ouvinte através de mensagens de texto que você poderá enviar para todos os seus ouvintes, através do display do rádio. Infinitas serão as possibilidades de interação!

Agora é só dar asas a sua imaginação!

Para melhor ilustrar essa fantástica interatividade com seu ouvinte através de mensagens de texto vamos criar uma situação. Imaginemos que sua emissora de rádio tem um programa ao vivo, e que o locutor está fazendo uma promoção onde quem responder a pergunta corretamente irá ganhar um prêmio. A pergunta que o locutor está fazendo é complexa porém, a resposta da pergunta já está sendo transmitida (enviada) para o display do rádio do ouvinte. Conseguiu imaginar?

O fantástico é que a emissora de rádio consegue criar um relacionamento e interatividade maior com seus ouvintes. Outras situações de programação que sua emissora de rádio pode criar é transmitir títulos de notícias, dados curiosos, informações de transito, propagandas de parceiros e muito mais!

Mas ai você vai se perguntar, qualquer equipamento RDS tem toda essa liberdade de transmitir mensagens? Infelizmente a resposta é não.

A maioria dos equipamentos RDS possuem a tecnologia suficiente para transmitir uma única mensagem pré-estabelecida ou com limite de caracteres.

O RDS utiliza determinados padrões de texto. A informação do tipo PS identifica a estação com um código alfanumérico de 8 caracteres. Informações com mais de 8 caracteres podem ser mostradas de 8 em 8 ou “roladas” na tela do receptor de acordo com a configuração do equipamento.

O RT, Radio Text, é o campo que pode ser usado para enviar diversas informações assim como no campo PS. Nem todos os receptores de rádio mostram este campo, somente os mais sofisticados. Geralmente, os receptores que possuem o campo RT mostram mensagens de até 64 caracteres ou “rolam” mensagens maiores automaticamente. Cada modelo de receptor de rádio possui sua própria característica para o campo RT que pode ser maior ou menor que 64 caracteres e rolam (ou não) estas mensagens de formas e velocidades diferentes.

Pensando sempre na evolução da radiodifusão, a Biquad apresenta sua versão de encoder RDB/RBDS (Radio Data System) que se tornou mundialmente um dos mais completos do mercado. Conheça agora o ACADIA – Encoder RDS.

Batizado de ACADIA, o equipamento foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia com recursos e funções exclusivas que não são encontradas em nenhum outro modelo existente no mercado.
Acadia possui uma interface GPIO que pode ser usada como controle e supervisão (simples) remota de um abrigo de transmissão (por exemplo).

Com sua interface Web de controle e configuração, possui uma tela exclusiva para envio de mensagens rápidas chamada de Quick Messages. Essa interface possibilita um interação maior do operador/locutor com seus ouvintes. Abra novas portas com ACADIA e crie mais interação com seus ouvintes, pois sua emissora de rádio “além de falar”, agora também “pode escrever!”

O ACADIA possui um software que permite programar o agendamento de uma infinidade de mensagens, ou seja, mais liberdade e dinamismo na programação da sua emissora de rádio.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

  • Pode ser completamente configurado pelo painel frontal através de um Jog Wheel e display OLED;
  • CPU com DSP de alta tecnologia para prover um sinal de altíssima qualidade e pureza espectral, com velocidade extrema de processamento.
  • Compatível com qualquer software de automação existente no mercado;
  • Compatível com qualquer excitador ou gerador de estéreo disponível no mercado. Possui oscilador interno com precisão de +/- 2Hz e entrada para sincronismo externo;
  • Servidor WEB interno para configuração do equipamento, dispensa instalação de aplicativo para controle;
  • Acesso as configurações do equipamento com diferentes níveis de senha possibilitando alta segurança de operação;
  • Agenda para envio de mensagens em datas e horas pré determinadas;
  • Quick Messages – Página de configuração exclusiva dedicada ao envio de mensagens rápidas aos ouvintes. Permite maior interação entre o operador/locutor e os ouvintes da emissora;
  • Suporta RT+ e tagging de musicas;
  • Relógio interno com opção de atualização automática pela internet;
  • Portas Ethernet, USB e RS-232 para comunicação com o PC;
  • Configuração via ASCII, UECP e protocolos de rede;
  • GPIO: 1 entrada e 4 saídas – controle e supervisão remota de equipamentos;
  • Fonte automática Bivolt de alta eficiência;
  • Design moderno e funcional;

Gostou? Solicite seu orçamento agora mesmo!

Se ainda tiver dúvidas sobre o ACADIA não deixe de falar com nossos consultores: CLIQUE AQUI

Compartilhe


Chame no WhatsApp