Comenda Sinhá Moreira 2019 – Categoria Industria Inovadora com projeto ÁUDIO DECLIPPER

Comenda Sinhá Moreira 2019 – Categoria Industria Inovadora com projeto ÁUDIO DECLIPPER

Na categoria Industria Inovadora a Biquad Broadcast apresenta projeto ÁUDIO DECLIPPER e recebe Comenda Sinhá Moreira 2019.

Com 19 anos de know-how em desenvolvimento e fabricação de equipamentos para radiodifusão, a Biquad é pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o mercado de radiodifusão, provendo equipamentos e acessórios dentro e fora do Brasil como: processadores de áudio, distribuidores de áudio, distribuidores de fone, pedestais de microfones, mobiliários para estúdio de FM e Televisão, híbridas telefônicas, RDS, Monitor de Referência, Console de Aúdio, Transmissores de FM, Avisos Luminos, microfones e etc.
A empresa é reconhecida pela alta performance dos produtos, preços competitivos e assistência qualificada e hoje, é exportadora de produtos destinados a todos os continentes.
Buscando sempre a inovação em seus produtos e soluções para o mercado de radiodifusão profissional, a Biquad investe pesado em pesquisa e desenvolvimento mantendo um corpo de profissionais altamente qualificados em seu departamento de P&D além de parcerias com empresas terceiras e centros de ensino a fim de aumentar sua capacidade intelectual no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
Por 3 vezes foi vencedora da premiação COMENDA SINHA MOREIRA na categoria inovação,  que reconhece e premia as empresas mais inovadoras e que mais empregam no vale do silício brasileiro, a Biquad se destaca em desenvolvimento de produtos inovadores e de alta tecnologia, sendo reconhecida e respeitada mundialmente dentro do mercado broadcast profissional.

Comenda Sinhá Moreira mais uma vez destaca a inovação tecnológica no Vale da Eletrônica

SINDVEL homenageia a inovação, a geração de empregos e uma personalidade ilustre importante para o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí

A sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira 2019 foi realizada na última sexta-feira, dia 22 de novembro, no espaço de eventos do Inatel, com a presença de autoridades, empresários associados ao sindicato e seus familiares.

A Comenda Sinhá Moreira foi criada pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL em 2011, com o objetivo de perpetuar a memória de Sinhá Moreira, precursora do Vale da Eletrônica. A Comenda é uma homenagem a pessoas, entidades e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do APL de Eletroeletrônicos.  Leia na integra

No dia 22 de Novembro desde ano a Biquad Broadcast conquistou novamente COMENDA SINHÁ MOREIRA na categoria Industria Inovadora apresentando o projeto AUDIO DECLIPPER.

O diretor da Biquad, Carlos André Salvador, recebe o certificado de Indústria Inovadora entregue pelo Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto e pelo Deputado Estadual, Dalmo Ribeiro.

Conheça um pouco sobre a tecnologia AUDIO DECLIPPER.

Nos dias atuais, as gravações musicais sofreram uma revolução quando comparadas com as da década de 80 para baixo. Com advento da digitalização do áudio mais o aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores, poderosas ferramentas de edição de áudio surgiram e tornaram possíveis masterizações nas gravações que antes não eram realizadas. Isto possibilitou um ganho efetivo no volume (nível RMS) antes nunca atingido nos discos de vinil ou fitas cassete utilizadas nas gravações analógicas de antigamente. Em contrapartida, observa-se cada vez mais, a redução dinâmica das musicas em busca de um alto volume de som gravado na mídia digital, seja ela um CD, pen drive, memorias, etc.

Outra característica das gravações atuais é a limitação de nível que temos nas mídias digitais, que quando ultrapassado do limite máximo, diferentemente do que acontecia nas mídias analógicas de antigamente, um efeito chamado “hard clipping ou recorte” acontece gerando desagradáveis distorções percebidas pelo ouvido humano. Estes clippings ou recortes são ceifamentos dos picos do sinal de áudio com perda total de informação. Nas mídias analógicas acontecia um efeito semelhante quando o nível máximo era ultrapassado, porem com características menos agressivas ao ouvido humano, eram clippings chamados de soft conforme mostrado nas figuras abaixo:

O produto criado pela Biquad chamado ÁUDIO DECLIPPER tem o proposito de reconstruir em tempo real os picos de onda ceifados pelas gravações atuais através de algoritmos que previsionam e estimam as informações perdidas pela saturação causada na onda, eliminando as distorções causadas pelo efeito de clipping.

O produto em questão já possui uma sistemática dentro da empresa. O setor de Engenharia, onde foi inicialmente concebido, já estabelece uma prática sistemática, trabalhando em conjunto com setores de Marketing, Comercial, Produção e Financeiro.
Os resultados da inovação já são acompanhados, mensurados e percebidos, estabelecendo a cada dia um consentimento por parte de todos os setores da empresa.
2 novos produtos utilizando da tecnologia desenvolvida já estão em inicio de produção.
Já foi implementado quase que completamente todo o procedimento de produção, incluindo tanto a elaboração e testes do hardware quanto do software no qual o processo de comercialização já possui algumas unidades em fase de pré-venda, além de um alto grau de interesse por parte do mercado.

A implementação da inovação apresentada neste documento foi finalizada em Junho de 2019 e agora esta sendo inserida em dois produtos da empresa, um chamado DAP4 (processador de áudio digital lançado em 2010 e ganhador do premio inovação tecnologia em 2012) e outro chamado PUNCH (processador de áudio digital cujo projeto é uma evolução do processador DAP4, lançado em abril deste ano na feira em Las Vegas NAB). Estes dois produtos serão evoluídos com a implementação de mais esta ferramenta de processamento e melhoria do áudio.

Processador DAP4 com a função declipper incluída. Imagem mostra o áudio clipado sem a função declipper habilitada.

Nesta imagem já é possível observar o áudio reconstruído pela ferramenta declipper habilitada no produto DAP4.

Não existia até hoje nenhum hardware no mercado mundial que realizasse em tempo real a reconstrução de picos ceifados ou clipados. Através de pesquisas e estudos mais a analise de trabalhos apresentados por acadêmicos na França, EUA, Alemanha e Japão e com uma parceria entre a Biquad e o instituto de desenvolvimento da universidade de Florianópolis FEESC, conseguimos colocar em pratica, um complexo algoritmo de processamento capaz de amostrar uma forma de onda com picos clipados, presumir e estimar a informação perdida que antes havia contida ali no pico ceifado e reconstruí-la, eliminando completamente a distorção do sinal, rodando em hardware em tempo real, algo inédito no mundo, ou seja, uma musica distorcida sendo inserida no equipamento e saindo reconstruída, sem distorções e sem atrasos (em tempo real).

A imagem acima mostra um áudio completamente distorcido sendo inserido no equipamento (forma de onda de cima com picos ceifados em vermelho) e um áudio
totalmente reconstruído sendo entregue pelo equipamento em sua saída (forma de onda mostrada no gráfico de baixo, com picos reconstruídos por estatística).

Foi desenvolvido um modulo com processamento em FPGA que pode ser inserido em diferentes produtos fabricados pela empresa agregando a função declipper a alguns produtos já fabricados pela Biquad, além de dar vida a um produto novo e único, utilizando somente o modulo FPGA, produto que será vendido como um “Reconstrutor de Áudio em tempo Real” que poderá ser vendido para o mercado de áudio profissional bem como mercado de áudio consumer, pois permitira melhorar significamente a qualidade de áudios baixados de internet, áudios recebidos de emissoras de radio que abusam do processamento em busca de volume aparente no ar, áudios de CDs que foram exageradamente masterizados nas finalizações das gravações, enfim, um produto inédito no mundo, que permitirá aos amantes de áudio, transformar um som distorcido e de baixa qualidade em um som de boa qualidade e sem distorções em tempo real.

Foto que mostra o modulo declipper inserido no processador de Áudio DAP4 com um modulo adicional “plug-in” agregando a função declipper no produto já fabricado pela empresa desde 2010.

Foto mais detalhada do modulo declipper onde podemos ver o processador FPGA que executa o algoritmo de reconstrução de áudio por cálculos estatísticos pesadíssimos em tempo real.

Vista superior geral do equipamento DAP4 cuja placa mother board inclui o modulo declipper, esta foto foi tirada durante os testes iniciais no laboratório da Biquad
Tecnologia para mensuração dos resultados da implementação.

Como é uma implementação inédita, não exista nada similar no mercado até o momento. Encontra-se softwares de edição de áudio que já incorporam ferramentas
de declipping, porem, com analises prévias, nada que consiga executar a reconstrução em tempo real.

Ideia nova, baseada em trabalhos acadêmicos de algumas universidades internacionais somados a um trabalho conjunto entre a Biquad e a universidade de
Florianópolis. Após 15 meses de estudos e ensaios, foi possível a implementação em hardware de um complexo algoritmo matemático estatístico capaz de analisar e
presumir dados perdidos no processo de ceifamento do sinal de áudio, reconstruindo a porção de sinal perdido, eliminando assim as distorções percebidas pelos ouvidos.

Umas das fontes de informação de deram inicio aos estudos da implementação da tecnologia em hardware.

Outro artigo analisado como embasamento teórico para desenvolvimento do algoritmo de reconstrução desenvolvido pela Biquad em parceria com a universidade de Florianópolis.

Como dito anteriormente, nenhuma outra implementação em hardware no mundo foi feita por nenhum outro fabricante de equipamentos de áudio profissional até o momento o que nos diferencia de qualquer concorrente a nível mundial.

O modulo FPGA de reconstrução de áudio (declipper) em tempo real já possibilita ser inserido nos processadores de áudio digitais fabricados pela Biquad agregando mais funções aos equipamentos já em linha de produção e ainda possibilita a criação de um produto stand alone que executa somente a função de reconstrução do áudio podendo ser comercializado tanto no mercado profissional quanto no mercado home abrindo um novo mercado a ser explorado pela empresa.
Como é um modulo de hardware com processamento digital em FPGA, novas atualizações e melhorias poderão ser desenvolvidas e implementadas ao longo do tempo com a evolução da tecnologia.

Compartilhe

Chame no WhatsApp