TV Box ilegal traz riscos aos dados dos consumidores e Anatel fecha o cerco contra pirataria

TV Box ilegal traz riscos aos dados dos consumidores e Anatel fecha o cerco contra pirataria


TV Box ilegal traz riscos aos dados dos consumidores e Anatel fecha o cerco contra pirataria

Conscientização sobre os malefícios associados ao uso da TV Box pirata é fundamental para preservar a qualidade do entretenimento digital, afirma especialista.

Com o aumento das ações de combate à pirataria promovidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a utilização e comercialização das chamadas “TV Box piratas” têm sido alvo de intensas fiscalizações. Desde o início do ano, mais de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos, avaliados em cerca de R$400,8 milhões, foram retirados de circulação, segundo informações do órgão regulador. Isso, porque mais de 180 operadoras se uniram à Anatel para bloquear serviços clandestinos de conteúdo, realizando 22 operações contra o streaming pirata, bloqueando 743 endereços de IP e 54 domínios, o que interrompeu mais de 500 mil acessos clandestinos.

Foto: Divulgação/MultTV

Se bem o termo “TV Box” se refere a um dispositivo que permite o acesso a canais de TV e serviços de streaming via internet, transformando até mesmo televisores convencionais em SmarTVs capazes de rodar aplicativos, exibir séries e acessar sites de entretenimento, não é uma marca, eles podem ser um dongle (periféricos semelhantes a um pendrive) que se conecta por HDMI, ou uma caixa (set-top-box – STB). Mas, como explica Carolina Santos, diretora administrativa da MultTV, “os aparelhos piratas, ou seja, aqueles que não contam com a aprovação da Anatel, representam uma séria ameaça. Eles decodificam canais de TV paga sem autorização e não repassam os devidos pagamentos às empresas detentoras dos pacotes de assinatura”,

Segundo Carolina, o uso desse tipo de serviço é prejudicial para toda a cadeia produtiva. “Quando você se conecta com operadoras ilegais, coloca em risco não só seu entretenimento, como também seus dados e contas, que podem ser roubados”, comenta.

Prejuízos em toda a cadeia produtiva

Além do prejuízo ao consumidor, explica Carolina, as empresas também sofrem consequências. O uso de TV Box pirata resulta na perda de receitas legítimas das detentoras dos direitos autorais, além de desencorajar a inovação e o investimento no setor de entretenimento.

“A Anatel continua seu trabalho árduo para eliminar essa prática ilegal e proteger os direitos dos consumidores e das empresas envolvidas, mas a conscientização sobre os riscos associados ao uso de TV Box pirata é fundamental para preservar a qualidade do entretenimento digital e garantir a segurança dos usuários”, destaca Carolina.

Segundo a executiva, a opção passa por alternativas legais, “diferente das empresas que comercializam dispositivos pirateados, a MultTV opera de forma transparente, sempre orientando que os direitos autorais e os pagamentos devidos às empresas detentoras dos pacotes de assinatura sejam respeitados. É necessário proporcionar aos ISPs a confiança de que estão investindo em um serviço legítimo e que seus clientes estão protegendo seus dados pessoais. As operações ilegais jamais conseguirão oferecer isso, diferente dos provedores de internet atendidos por nós, que estão totalmente legalizados”, finaliza Carolina.




Fonte de pesquisa, disponível em:  https://set.org.br/set-news/tv-box-ilegal-traz-riscos-aos-dados-dos-consumidores-e-anatel-fecha-o-cerco-contra-pirataria/ , 2023-09-05 12:15:38 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “TV Box ilegal traz riscos aos dados dos consumidores e Anatel fecha o cerco contra pirataria”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.  

Compartilhe


Chame no WhatsApp