Veículos da EBC com nova marca e identidade visual

Veículos da EBC com nova marca e identidade visual


Veículos da EBC com nova marca e identidade visual

A EBC lançou sua nova identidade visual e de seus quatro veículos públicos: TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e Agência Brasil. O rebranding teve por objetivo reconstruir uma marca com personalidade, atemporal, abrangente, amigável e inclusiva, com o intuito de gerar mais conexão com o público. O símbolo nasceu de um estudo evolutivo, com o DNA baseado na estrutura e conceito da marca, tendo em consideração equilíbrio e aplicabilidade.

Foto: Reprodução

O projeto foi desenvolvido internamente por profissionais da casa e buscou traduzir a diversidade do país e também dos conteúdos que são produzidos e veiculados pelas emissoras. Segundo explica a EBC, “a nova identidade conecta os veículos, respeitando a vocação individual de cada um. A tipologia, cores e símbolos trazem mais leveza e proximidade da marca com o público”.

A campanha da nova identidade conta com a participação de empregadas e empregados e incluem imagens produzidas pelos fotógrafos da EBC. “Queremos marcar a mudança, deixar claro essa nova fase”, afirmou o diretor-presidente, Hélio Doyle, no evento interno de apresentação da marca.

Em comunicado, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação,  uma empresa pública, composta por quatro veículos) afirma que “desde o fim de julho, com o lançamento do Canal Gov, responsável pelas notícias do governo federal, os veículos da EBC, e em especial a TV Brasil, reassumiram integralmente o caráter público, com programação cultural e educativa, dedicada à promoção da cidadania e dos valores democráticos”.

Além da nova identidade, a TV Brasil prepara estreias para o segundo semestre, como a volta do Sem Censura, com novo formato, e um programa diário sobre o debate público no ambiente digital, o Voz nas Redes.

A diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, ressaltou que o cinema nacional volta com força para a grade da TV Brasil, e as emissoras de rádio ganham novos programas, já em setembro, produzidos a partir de pitching interno.

Novo logo da TV Brasil
/ Foto: Reprodução

Por sua vez, a diretora de Jornalismo, Cidinha Matos, destacou o fortalecimento do jornalismo público e apresentou a nova dupla de âncoras que vai estar à frente do principal jornal da TV: o Repórter Brasil. Ainda neste mês, os jornalistas Maria Paula Sato e Luiz Carlos Braga assumem o noticiário que vai ao ar de segunda a sábado, às 19h.

Segundo explica a EBC. “Para trazer personalidade e unidade visual com a identidade e os elementos de composição gráfica, foi desenvolvida uma família tipográfica – a TipoBrasil, que se destaca não apenas pelo conteúdo, mas também por expressar os atributos da marca com leveza e personalidade. A paleta cromática que já expressava os territórios criativos de cada marca, foi ajustada e ampliada para permitir um sistema de cores complementares. Adicionamos tons auxiliares, que comunicam com o universo de cada veículo, trazendo mais possibilidades e contrastes”.

Se quiser acompanhar o projeto de Rebranding da EBC, clique aqui




Fonte de pesquisa, disponível em:  https://set.org.br/set-news/veiculos-da-ebc-com-nova-marca-e-identidade-visual/ , 2023-08-30 10:12:53 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Veículos da EBC com nova marca e identidade visual”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.  

Compartilhe


Chame no WhatsApp